O Venom está disponível na internet. O acesso ao site é gratuito e voltado para pesquisadores, especialmente os da área farmacológica. "O objetivo é ajudar farmacêuticos a produzir novos medicamentos", explicou Silvana Giuliatti, professora do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP e orientadora da pesquisa.
Por meio do sistema de busca do site, é possível a um pesquisador que estude escorpiões descobrir qual planta é eficaz na neutralização do seu veneno. Por outro lado, quem trabalha com plantas pode checar se determinado exemplar pode ser útil contra venenos de mais de um animal. "A junção é rica. Não havia antes como o pesquisador buscar e cruzar informações de uma forma que pudesse confiar", afirmou Giuliatti, ressaltando que só constam no banco de dados informações já comprovadas cientificamente.
O autor do projeto, que resultou em uma dissertação de mestrado, foi o analista de sistemas Renato David Puga. Para chegar ao resultado, ele compilou dados da pesquisa do professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas Andreimar Soares, que relaciona espécies vegetais e venenos de serpentes brasileiras, e informações do site norte-americano National Center for Biotechnology Information (NCBI).
Segundo Puga, o site está aberto à colaboração de outros pesquisadores. "A idéia é ir incorporando outros dados de pesquisa." Para tornar o acesso universal, todas as informações do site estão em inglês. "É para a gente receber contribuições de fora se precisar. A internet não tem barreiras", disse
O endereço do site é http://gbi.fmrp.usp.br/venom
Fonte: Gazeta de Ribeirão
"O miserável receio de ser sentimental é o mais vil de todos os receios modernos"
G. K. Chesterton
Boa Tarde,
ResponderExcluirNão conseguimos acessar o site : http://gbi.fmrp.usp.br/venom
precisamos de sua colaboração
Grato
Meigui Ambiental